domingo, 14 de novembro de 2010

História do Cartoon Network


Stand do Cartoon Network em um evento temporário na CNN.

No final dos anos1980, o conglomerado de TV por assinatura de Ted Turner tinha comprado a biblioteca de filmes da MGM (que incluía o catálogo antigo dos desenhos da Warner Bros.), e o seu canal de televisão por assinatura TNT tinha ganhado uma audiência com sua biblioteca de filmes. Em 1991, eles compraram a Hanna-Barbera Productions e com isso, seu enorme conteúdo de desenhos animados. O canal Cartoon Network foi então criado, como uma saída para o considerável número de desenhos animados no catálogo da Turner, e a programação original do canal consistia exclusivamente de reprises de desenhos clássicos da Warner Bros. e MGM, com muitos desenhos de televisão da Hanna-Barbera usados para preencher o tempo. O primeiro desenho foi Rhapsody Rabbit, um dos episódios de Pernalonga. Já no Cartoon Network Brasil, o primeiro desenho foi do Droopy. No ano de 2001, os clássicos formaram o canal Boomerang, que estreou em 2 de Julho de 2001.

Em 1996, a Time Warner comprou a Turner Broadcasting System, e o Cartoon Network acabou vindo junto e agora pertencia a Time Warner. Isto ofereceu ainda mais desenhos para o Cartoon Network, e o canal agora tinha acesso a animações da Warner Bros. dos anos 1950 e 1960.

A Time Warner mudou a direção da Hanna-Barbera Productions e concentrou o estúdio exclusivamente na produção de material novo para o Cartoon Network. Entre os numerosos programas que o estúdio produziu estão os clássicos: Dexter's Laboratory (1996), Johnny Bravo(1997), Cow and Chicken (1997), I Am Weasel (1997) e The Powerpuff Girls (1998). Ed, Edd n Eddy,The Grim Adventures of Billy and Mandy e outros desenhos originais foram produzidos pelos estúdios associdos ao Cartoon Network.

As mudanças fizeram com que os antigos desenhos da Hanna-Barbera fossem quase totalmente eliminados da programação do canal, forçando-os a se mudarem para o canal co-irmão de nostalgia, o Boomerang.

O Cartoon Network também vem atraindo telespectadores fora de sua audiência principal (crianças). O bloco de desenhos de noite Toonami apresenta animes (desenhos do Japão) como: Cavaleiros do Zodíaco, Dragonball Z, Samurai X, One Piece e Naruto, sendo voltados para o público adolescente, e um bloco chamado Adult Swim mostra desenhos de comédia norte-americanos e desenhos com temática séria produzidos no Japão, como Cowboy Bebop, direcionados para adolescentes mais velhos e adultos.

A sede e os estúdios onde foram produzidos alguns desenhos fica em Burbank, na Califórnia.

No dia 22 de abril de 2010, o canal comemora o Dia da Terra, exibindo uma programação especial. O Cartoon Network também exibe a estreia do filme Happy Feet: O Pinguim e a pré-estreia da série animada Mestre Raindrop, no final da maratona, que foi exibida das 10 às 16h.

O Robert Canler é o Cartoonista dos cartoonais no Cartoon Neburgue.

[editar]Idiomas

O Cartoon Network é exibido em vários idiomas, como o inglês, português, japonês, espanhol,holandês, francês, italiano, polonês, húngaro, romeno, hindu, castelhano, etc.

[editar]Eras (Identidades visuais do canal)

[editar]Era Checkerboard (1992-1997)

O logotipo original do Cartoon Network, utilizado nos Estados Unidos, de 1 de outubro de 1992 a 14 de junho de 2004, e no Brasil, de 30 de abril de 1993 a 31 de dezembro de2004.

Nessa era do canal, haviam quadrados em forma de xadrez em seus bumpers. Eles sempre se moviam, mudando o que tinham dentro (desde bolinhas pretas à latinhas de espinafre, que faziam lembrar claramente de que se tratavam de Popeye). No final formavam a palavra "Cartoon Network".

[editar]Era Powerhouse (EUA: 1997-2004, BRA: 1998-2004)

Nesta era, os tradicionais quadrados da antiga identidade foram deixados de lado e passaram a se focar em cenas de desenhos normais. Praticamente toda a identidade visual foi feita como se fosse um desenho animado. Obviamente, foram inseridos, em várias vinhetas, cenas estrelando os personagens dos desenhos exibidos pelo canal naquela época. O fundo das vinhetas sempre tinha uma cor predominante, geralmente cores fortes, e variavam de acordo com o horário e o tipo do programa. O nome da era é por causa da melodia Powerhouse que era sempre tocada durante as vinhetas e chamadas do canal.

[editar]Era City (EUA: 2004-2006, BRA: 2005-2010)

Em 14 de junho de 2004 nos Estados Unidos da América, o canal reformulou seus bumpers para a imagem de uma cidade como se todos os cartoons morassem juntos em um mesmo lugar. Mudou também seu logotipo que antes dizia "Cartoon Network" e passou a dizer apenas "CN". No Cartoon Network Latin America, que inclui o Cartoon Network Brasil, a Era "City" estreou em 1 de janeiro de2005.

No dia 18 de dezembro de 2006, após receber a noticía da morte de Joseph Barbera, o canal, em respeito, pôs uma última homenagem a seu criador. Exibiu uma foto de Joseph em um fundo preto com a legenda: "Quando falamos de personagens como Scooby-Doo, The Flintstones, The Jetsons eTom and Jerry, você só sente estes personagens quando os criamos. A magia estava ali e funcionou. Sentiremos a sua falta".

[editar]Era Yes! (EUA: 2006-2007)

Nesta era, apareciam vinhetas com o fundo vermelho que eram, na maioria da vezes, de Fred Fredburger ou de Queijo. No final, uma voz dizia "Cartoon Network" e Fred Fredburger dizia o slogan"Yes!"

[editar]Era The Hives (EUA: 2007-2008)

O Cartoon Network passa a usar pessoas reais, especialmente crianças, nas vinhetas interagindo em cenários e efeitos de desenhos animados. Todas as vinhetas tinham como trilha sonora a música "Fall Is Just Something That Grown Ups Invented" da banda sueca The Hives. Um fato curioso é que a própria banda participou de uma dessas vinhetas.

[editar]Era Noods (EUA: 2008-2010, BRA: 2010-presente, como Toonix)

Em 14 de julho de 2008, foi iniciada uma nova era no Cartoon Network. O plano de fundo branco, os personagens desta identidade visual, são chamados de Noods, um boneco de aparência semelhante a Munny do Kidrobot. Os Noods, por vezes, assumem a forma de personagenss do CN, comoChowder ou Flapjack e ainda podem mudar de cores.

Em 7 de Agosto de 2010, o Cartoon Network América Latina passou a usar uma identidade visual idêntica aos Noods, porem os bonecos tem um formato diferente, similar a dos bonecos do site do canal, e são chamados de Toonix. Antes dessa era ser oficialmente lançada pelo Cartoon Network, entre a Copa do Mundo FIFA 2014 e a estreia da era, o canal exibiu algumas vinhetas envolvendo os Toonix num jogo de futebol. Atualmente essas vinhetas de futebol raramente são exibidas.

[editar]Era Check It! (EUA: 2010-presente)

Em 29 de maio de 2010, o canal ganhou uma nova postura para que se aproxime também do público adolescente, devido a entrada de programas em live-action na programação, como Unnatural History. E como consequência, a marca foi renovada pela segunda vez. Ela continua enfatizando as letra C e N, mas os dois quadrados não tem mais a tridimensionalidade, o que acaba remetendo a 1ª marca, que por sua vez reapareceu de forma indireta, em chamadas e vinhetas. A fonte dos dois logotipos pela primeira vez foi alterada; Ainda é idêntica a antiga, mas sem o pontiagudo de letras, como "A" e "N".

[editar]No Brasil

[editar]Em Portugal

[editar]Nos Estados Unidos

É dividido em diversos blocos. O mais famoso bloco, porém já extinto foi o Fridays. Os blocos atuais mais conhecidos são Har Har Tharsdays, You Are Here e DAS).

[editar]Lista de Blocos

Ver Blocos da Programação do Cartoon Network.

[editar]Lista de programas

Ver Programação do Cartoon Network

[editar]Invasão

"Cartoon Network: Invasão" é um crossover que estreou nos Estados Unidos em 2007, e no Brasil em2008. O evento inclui episódios inéditos de cinco séries: A Mansão Foster para Amigos Imaginarios,Du, Dudu e Edu, Meu Amigo da Escola é um Macaco, O Acampamento de Lazlo e As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy.

[editar]Shows

Invasão marcou a estréia de cinco novos episódios extras de cinco séries do canal com ligações que formavam uma história juntas. Cada episódio listado abaixo dura entre 23 e 30 minutos.

[editar]Ajudas internacionais

De 26 de Dezembro de 2004 a 31 de Janeiro de 2005 (exibição em Portugal, no Brasil e outros lugares do mundo), o Cartoon Network mostrou apoio criando um novo website chamado:kidshelpout.org, que servia para ajudar as vítimas de catástrofes naturais como o tsunami do Oceano Índico de 2004 e o furacão de Katrina, em parceria com a UNICEF. O principal concorrente do canal, a Nickelodeon, também desenvolveu uma página, www.nick2015.com, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de crianças pobres.

[editar]Ver também

[editar]Ligações externas


Nenhum comentário:

Postar um comentário